Vamos Conversar?

Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Radicalismo x Sectárismo

          Este tema faz muito tempo que permeia os meus pensamentos e minhas posições no que refere-se fazer a defesa de minhas posições em debates etc e tal. 
          Não vou me aprofundar neste momento aqui, mas deixo já a reflexão de que uma coisa e ser Radical e outra é ser Sectário.
        
          Ser Radical não é ser intransigente, este radicalismo que o senso comum construiu nada tem haver com ser radical de verdade, pois ser radicar é ter a a capacidade de buscar sempre o maior conhecimento sobre uma questão a ponto de domina-la e defende-la munidos não só do idealismo, mas também de capacidade de argumentar e aprofundar estas questões. E é bem isso, aprofundar, buscar a raiz. Pois ser Radical é conseguir buscar a raiz, e ter a capacidade de ouvir, investigar, tentar entender todas as variações. Um Radical sempre saberá que a verdade não é absoluta, e esta busca constante do aperfeiçoamento de seus estudos é que o torna capaz de realizar as defesas Radicais de suas Ideias e de seus Ideais.

          Por sua vez o Sectário se acha dono da verdade. Entende que ele com o conhecimento que tem pode defender sua posição e impô-la aos demais a sua volta, com intuito sempre se separar os que concordam dos que discordam, tornando os que discordam uma espécie de inimigo. O Sectário sempre enxergara as questões sobre seu ponto de vista, e sempre irar taxar quem discorda de alguma forma como traidor ou utilizando de adjetivos diria eu até preconceituosos.
          O Sectário também tem conhecimento, mas o utiliza de forma autoritária, sempre achando que sua opinião é a que vale. Sua bandeira de luta sempre será a mais importante e sempre terá dificuldade de dialogar com o restante da sociedade, seus discursos sempre será mais voltados aos que lhe rodeiam do que a busca da construção coletiva de uma consciência livre e critica.

          Bem, como disse a ideia aqui é só introduzir este pensamento que permeia minha mente, e em outras ocasiões poderei aprofundar o assunto. Pois sim, sou Radical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.