Vamos Conversar?

Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Águas do Laranjal!

Nesta primeira postagem do ano, pensei qual seria o melhor tema para aborda.... Teve o aumento do Salario Minimo que foi abaixo do índice de inflação apos 13 anos, a posse dos prefeitos e vereadores, entre outros. 

Não que um ou outro tema eu não vá abordar em outras postagens.... Mas por hora, irei abordar a questão da Água no Laranjal.

Em 1981, mais precisamente em 6 de novembro, na edição de numero 59 do Diário Popular, tinha como uma de suas manchetes a declaração do então Prefeito Irajá (PMDB), que o mesmo pretendia abrir novos poços no Barro Duro, Sto Antonio e Colonia Z3. Desta maneira ele alega que iria resolver na ocasião a questão do abastecimento de água na região da Praias.´

Se formos a Biblioteca Publica de Pelotas, e folharmos as paginas do jornais da cidade, iremos perceber que a cada novembro, dezembro de todos ou quase todos os anos é mencionado o problema de abastecimento de águas no hoje chamado Bairro Laranjal.

Por tanto, o problema de abastecimento tem sido recorrente, principalmente na época de veraneio, onde a população do Laranjal tende a crescer.

Tem sido um desafio a cada novo Prefeito enfrentar esta situação, onde percebemos que não é de hoje ocorre, e que só percebemos medidas paliativas na tentativa de minimizar um problema que é gritante aos olhos da população.

Mas tem sido um desafio também para a População, a cada ano que passa perceber que estamos longe da solução. Pois não será por magica que os problemas serão resolvidos.

Algumas alternativas estão na pauta do dia. A PPP (Parceria Publico Privado), esta cotidianamente sendo debatido. Mas será que Privatizar o SANEP resolverá o problema de abastecimento?

Por tanto, acredito que a alternativa tem que ser através de um grande debate com a População em Geral, nos bairros, com especialistas e debatedores, com grupos de estudos com ampla participação Popular, pois se o SANEP é uma Autarquia, o mesmo nos pertence, ou seja, temos que nos comprometer na recuperação do mesmo.

Este meu texto, vem no sentido de dialogar e ouvir o que as pessoas tem a dizer sobre o problema de abastecimento e quais as medidas poderíamos adotar para equacionar esta questão, que diferentemente de outras regiões não se dá por falta de Água nos reservatório, uma vez que chuva temos e somos banhado pela Laguna do Patos (Cuja o nome é Lagoa dos Patos). E o Laranjal, assim como outros pontos da cidade tem problemas de drenagem justamente por causa dos Lençóis saturados...

Então deixe sua ideia nos comentário, de sua sugestão, participe, questione, vamos construir uma alternativa de recuperação desta importante Autarquia.

Um abç, e um 2017 bem melhor a todos e todas!

Chris DS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.