Vamos Conversar?

Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Quem será o Próximo Presidente?

Com a grande jogada de renunciar ao cargo de Presidente do Congresso, o Deputado Eduardo Cunha assiste a uma verdadeira corrida pelo mandato tampão....

Primeiro a briga de quando seria a votação. O Presidente em Exercício Waldir Maranhão (PP-MA), queria fazer na quinta feira. Ja os aliados do Cunha defendiam que fosse nesta terça. Mas o martelo foi batido e ficou para quarta feira.

Porque a data é tão importante? É que vem o recesso, e a oposição ao Cunha queria realizar o debate sobre o Recurso que o Cunha fez.... mas com a antecipação a reunião da CCJ deverá começar e logo terá de encerrar para ir ao Plenário para votar. Ou seja, o debate ficaria para agosto, beneficiando assim o Cunha que ganha tempo de barganha.

Resumindo, todos aqueles que comemoraram a saída do Cunha, mais uma vez se equivocaram. Pois a saída do mesmo demonstra a sua capacidade de articulação, de avaliação. Quando o mesmo teve seu nome denunciado, aceitou o pedido de Impeachment da Presidenta, conseguiu realizar todo o processo antes mesmo do seu. Técnicos já alegaram que não exite crime de responsabilidade, ou seja a saída da Dilma foi Politica. Ai quando Cunha vira o centro da atenções e o relatório pedindo a cassação é aprovada, ele no outro dia renuncia ao meio dia, e a tarde entra com novo recuso, alegando que fora jugado enquanto presidente, e faz isso as vésperas do recesso parlamentar.

Mas os céticos dirão que de agosto não passa. Mas em agosto começa as eleições municipais, e logo vem o fim do prazo da Dilma e logo o foco será a votação da saída definitiva da Presidenta. A mídia, ira focar nestes temas e a população que só avalia o que esta na mídia nem vai lembrar do processo de cassação do Cunha.

Quanto a disputa desta quarta feira.... deve ter uns 12 nomes se dizendo candidato a sucessão do Cunha.... para mim não passa de blefe... Pois, desta forma o debate norteado pela mídia, fica focado nos nomes que pretendem concorrer, enquanto que a manobra fica de coadjuvante nesta coisa toda.

Foto: Agência Senado
Na oposição a Erondina (PSOL (Raiz)), é a unica candidata que não estaria alinhada ao governo interino do Michel Temer (PMDB). O PT por incrível que pareça, ainda não aprendeu a importância de não fazer acordo com a direita e informalmente ja declara apoio ao Rodrigo Maia do DEM. Embora alguns nomes do Partido tenha ter colocado contrario a este apoio. Outros nomes
também aparecem na disputa, tais como: Fausto Pinato (PP-SP), Carlos Gaguim (PTN-TO), Carlos Manato (SD-ES), Marcelo Castro (PMDB-PI), Fábio Ramalho (PMDB-MG), Heráclito Fortes (PSB-PI), Fernando Giacobo (PR-PR), Cristiane Brasil (PTB RJ (Filha do Roberto Jeferson)) e Rogério Rosso (PSD-DF).

Os candidatos terão até ao meio dia desta quarta feira (13/07/2016) para registrar suas candidaturas. A votação esta marcada para as 16hs, e se o vencedor não obtiver maioria absoluta, ou seja, 257 votos a eleição ira para o segundo turno.

Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos, torcendo que um dia possamos realmente almejar a mudança.

Um grande abç.
Chris DS