Vamos Conversar?

Pesquisar este blog

sábado, 13 de dezembro de 2014

O Sonho da Emancipação.

Meus amigos, seguidores do Blog e das minhas paginas, o sonho da Emancipação de Nosso Laranjal e Z3, foi adiado.

Como todos sabem, o veto não foi derrubado. Precisávamos de maioria absoluta, e não obtivemos na sessão tumultuada, que analisou muitos vetos...

Na contra partida, ouve também um racha no MEL, algumas pessoas (incluído eu), sairão do grupo, e embora continue defendendo a emancipação de nosso bairro, não conseguiram mais sentir-se a vontade em estar participando do grupo, devida ao andor da carruagem...

Isso é uma pena, pois em um momento em que a união de todos aqueles que acreditam na emancipação desta região, como forma de evolução, politica e econômica, tomamos um revés deste, acaba enfraquecendo esta luta, que com certeza é dura.

No entanto, a luta continua. O MEL, continua existindo, e outras pessoas que outrora, faziam parte, hoje de forma individuais continuam na defesa da Emancipação. E penso, que em um dado momento todos terão de se unir novamente. Pois, todos teremos de dar um passo atrás, engolir orgulhos, e pensar na luta em defesa de nosso Bairro e de sua independência.

Um novo (velho), projeto foi apresentado, desta vez pelo Senador Flexa Ribeiro, que esta na oposição ao governo. Segundo os participantes do Movimento nacional, que reúne vários movimentos de emancipações, um outro projeto será apresentado, este pela situação ao governo federal, e será protocolado em regime de urgência, sendo desta forma, apreciado em dois meses...

Inclusive, já estão organizando uma ação de mobilização para o mês de março, onde os emancipacionistas deverão se reunir em Brasilia, de forma a mostra nossa indignação e nossa vontade de nos emancipar.

Passei eu, uma sugestão ao grupo, para que se inclua ao projeto que em caso de emancipação, somete a localidade que deseja emancipar-se votasse no Plebiscito. No entanto, me parece que não irão mudar o texto, que é o mesmo da já derrotada 104/2014.

Para explicar, o texto da PLS, refere-se que todos envolvidos, irão participar do plebiscito, ao contrario do que se interpretava no MEL, ou seja, em nosso caso, até quem mora nas colonias do outro lado da cidade poderão votar se aceitam ou não a emancipação do Laranjal. O que na minha opinião esta errado. Somente quem vive na localidade, sabe a real, necessidade ou não da emancipação. Quem não convive com nossos problemas, não terão como fazer a devida avaliação das dificuldades, e das potencialidades do Laranjal. E com isso, poderemos ter um resultado que ao meu ver não condiz com a verdade.

Acredito, que deveríamos... ou o os integrantes do MEL deveriam, procurar os senadores gaúchos para realizar este debate, pois na votação da derrubada do veto, somente o Paulo Paim participou, e votou pela derrubada do Veto.

E infelizmente, estes que nos representam, é que estarão lá votando nos projetos que poderão e irão mudar nossas vidas. Mas, infelizmente, não temos representação regional no congresso federal. Mas deveria ser procurar outros, como o caso do Dep Afonso Hamm, que fez expressiva votação aqui em Pelotas, e que já sinalizou através de seus colaboradores, ser a favor ao projeto das emancipações, e que tem facil acesso a senadora e ex candidata ao Governo Ana Amelia.

Outro nome, que poderia ser procurado, seria do ex prefeito de Pelotas e atual suplente no congresso, Fernando Marroni. Que seria uma possibilidade de conseguirmos melhores acessos as informações e também a novos contatos.

Mas para isso, assim como em um jogo de xadrez, devemos pensar cada movimento. Pois uma peça movida de forma errada, poderá ocasionar, uma derrota inesperada. Pois, quando queremos união, não devemos nos movimentar contra esta união.... 

Mas, o momento agora, é de esperar, vamos continuar defendendo e lutando por melhorias para o Laranjal, e aguardar o desenvolvimento dos Políticos, para que consigamos, no futuro a tão sonhada emancipação.

Um abç

Christian de Souza


Um comentário:

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.