Vamos Conversar?

Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

MEL

Emancipação... Parte I...
Por Chris DS

Tenho acompanhado os comentários e ate matérias que sai nos jornais de Pelotas a respeito de nosso Movimento.
E tenho ficado triste, pq ainda não vi alguém usar algum argumento de verdade para não criamos um novo Município.
Vejamos os argumentos:
"Não temos hospitais como poderemos ser município.... ou então, depois que fizéssemos um hospital eu ate apoiaria a emancipação."
Não temos e nunca teremos... Isso mesmo... enquanto formos um bairro de Pelotas não teremos um hospital... Pelotas recebe verbas para os já existentes e não para construção de novos a se instalarem em Bairros... Na audiência com o Prefeito indagamos e em outro momentos também o pq de não fazermos uma UPA no Laranjal... a resposta é que as UPAS são três para atender toda a comunidade Pelotense, e por tanto não pode ficar uma no Laranjal... A que vai nos atender é a mesma do Areal. O Paulo Soares em uma das reuniões do Conselho de saúde juntamente com outras pessoas questionou o Pq de não ter um UBS no Recanto, e a resposta que obteve é que lá não se tem necessidade.... Questionamos o Pq de Não ter uma UBS no Valverde que atendesse a população da Barra... e disseram que a que esta Localizada no Sto Antonio dá conta....
Se a Saude é um direito do cidadão e um dever do estado, pq não se precisa de uma UBS no Recanto, ou na Barra???
Mas ... se não se tem médicos nos postos de saúde, se as vezes nem material para curativo se tem... que por causa de poucos funcionários acabamos fechando os postos de saúde no meio da tarde.... como poderíamos atender em três pequemos postos uma comunidade de superior a 20mil hab?
Outros dizem, vão se emancipar e vão trazer os doentes para Pelotas.... Outra grande besteira... de quem não conhece a verdade... todos os dias saem de Pelotas Vans e ambulâncias com pacientes que vão fazer tratamentos, em Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, Bagé.... então este argumento que sairíamos de Laranjal para sermos atendidos em Pelotas não se sustenta... pois nem Pelotas é Auto suficiente em Saúde.... E todos os municípios que para pelotas trazem seus pacientes, pagam via SUS para isso... ou seja , Pelotas não atende de Graça... atende mediante a repasse do SUS.
Se fossemos município... receberíamos verbas para saúde somente para nos... para aplicarmos aqui onde moramos.... de repente até se fazer um Hospital, Pq não?
Outros municípios que se emanciparam, não tinham nem postos de saúde e hoje recebem verbas para o PID, verbas para compra de ambulâncias etc e tal.
Existem programas federais para a prevenção e combate a doenças que poderíamos receber, e desta forma estaríamos inclusive ajudando a Cidade de Pelotas, pois iriamos fazer o primeiro atendimento aqui no Laranjal.
E os casos que por ventura ate a construção de um hospital aqui tivéssemos que levar para Pelotas, iria gerar mais verbas para cidade... pois estaria ele (Pelotas) recebendo paciente de outro município e pr tanto recebendo para isso.
Então, este argumento de que não temos hospital e por isso não podemos ser município não me representa...
O que me representa é esta união de moradores e grupos que se organizam em nosso bairro, sem apadrinhamento politico, com único objetivo de lutar por um perspectiva de vida melhor.
E que estão apresentando de fato uma alternativa, que seria a realização do Estudo de Viabilidade para Emancipação... pois somente com este estudo em mão poderemos saber verdade...
Então todos os moradores, que assim como eu, não se sente representado pelo discurso de que não podemos ser município por causa de falta de hospital, esta convocado a assinar a lista do pedido de estudo...
Sejamos a mudança que desejamos...






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.