Vamos Conversar?

Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Emancipação do Laranjal

Demorei um pouco a falar aqui na minha pagina pessoal sobre este tema. Que é bem mais complexo do que se imagina, uma vez que isso mexe com interesses de muitas pessoas.

Mas de antemão esclareço que sou defensor desta emancipação desde os amos 90... Aliais desde os anos 90 frequento assiduamente, por conta própria, este paraíso que fica as margens da Lagoa do Pato. Seja para aquele especial banho nas tardes quentes de verão, ou para aquela curtida nas inúmeras festas e bares que haviam na época. Na minha infância a festa era intensa na preparação dos sanduíches e pizza caseira que minha mão fazia para passarmos os dias em baixo da quelas belas arvores no Barro Duro. Nesta época eu morava na Cohab Fragata e havia ônibus direto que desembarcava na Pça Aratiba, que já sediava vários jogos. Bons tempos... saudades....

Hoje participo de grupos e movimentos do Bairro Laranjal e adm uma fan page no face que serve para mostrar as belas imagens do Bairro. https://www.facebook.com/BairroLaranjal .

Mas ao Movimento...

O MEL como é chamado o Movimento de Emancipação do Laranjal, é a materialização deste sentimento que habita em muitos moradores e frequentadores com pensamento mais progressista diria eu, sobre esta linda região.
Não é a primeira vez, mas parece que desta vez tem mais força e organização. Pois conseguiu aglutinar diversos grupos e associações na luta por este objetivo.

E o estopim para este acontecimento e a total falta de estrutura não só para o veranista ou turista que na alta temporada frequenta nossas ruas, mas principalmente o que incomoda a população trabalhadora que aqui vive nos 365 dias do ano. Ruas esburacadas, escuras, assaltos constantes, a velha e cronica falta de água, as cheias em dias de chuva a falta de tratamento de esgoto, valetas a céu aberto, transporte coletivo precário, saúde, quase que na UTI, falta coisas simples como agencia de correio, ambulâncias, banheiros públicos, coleta seletiva de lixo etc...  Soma-se também a questão da dificuldade de escoamento da produção pesqueira do 2° distrito ou colonia Z3.

A Luta não é só por causa do abandono do bairro. Que por muitos não é visto como bairro,  sim como a praia de Pelotas. 
Mas pelo potencial que a região tem de atrai recursos tanto na área de turismo, como de esporte, e meio ambiente. Com posição geográfica diferente dos demais bairros de Pelotas, a Região que compreende o Laranjal/z3, recebe anualmente milhares de visitantes, que vem especificamente para aqui curtirem suas ferias. Mesmo no inverno é possível ver ônibus de turistas trazendo centenas de visitantes, que lotam nos finais de semana restaurantes e bares. Vários executivos quando estão pela região são trazidos ao Laranjal para aquele almoço de negocio. Dizem por ai que alguns bons negócios de fornecedores ou similares teve a Orla da Lagoa como testemunhas... Vários empreendimentos estão se instalando na região, seja os chiques residenciais, como recentemente se deu inicio a construção de uma grande escola de ensino Particular que enxerga este potencial da região. 

Mas enquanto formos um bairro de Pelotas muito pouco mudara, a emancipação me parece o único caminho para o aumento da representação politica e econômica desta região, que poderia atrair empresas ligadas ao ramo pesqueiro e esportivos. Sediar eventos ligados a estas areas e ainda a e questão ecologica. Mas o principal, seria o crescimento do turismo, gerando emprego e renda para uma região tão empobrecida que começa a reagir com a restruturação do Porto de Rio Grande.

#VemProMel


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.